Visualizações da página

Menu

sábado, 18 de outubro de 2014

HONG KONG: O Mundo Encantando da Disney

A melhor forma de começar a escrever sobre Hong Kong é esclarecendo a dúvida que paira no ar: Hong Kong É ou NÃO É um país? Se você acha que NÃO É, então você ... ACERTOU !! Mas estruturalmente É COMO SE FOSSE. Politicamente conhecida com Região Administrativa Especial de Hong Kong da República Popular da China, Hong Kong está situada no sul da China e é bastante conhecida por ser um dos centros financeiros mais importantes do mundo.

Sob o princípio de um país, dois sistemas, Hong Kong tem um sistema político diferente do da China continental, com uma economia capitalista caracterizada pelo livre comércio e pelo baixo imposto (sua moeda é a oitava mais negociada no mundo - dólar de Hong Kong).


Famosa também pelos infinitos edifícios arranha-céus, os quais diariamente a noite apresentam o maior show de luzes e música no Porto do Victoria Harbour na parte continental de Kowloon.

Apesar da introdução, o post de hoje vai tratar especialmente de um lugar do outro lado da ilha de Hong Kong. Vou aproveitar a Semana das Crianças para falar de um dos pontos turísticos que está na lista do DEVE SER VISTO: estou falando do Hong Kong Disneyland Resort (a Disney).


Hong Kong Disneyland Resort está localizada na ilha de Lantau, Hong Kong, e foi inaugurada em setembro de 2005. Desde a sua inauguração, o parque amargou anos de prejuízos, por pouco não fechou as portas.

Os críticos atribuíram muitos dos problemas do empreendimento ao seu tamanho (uma vez que é o menor dos parques temáticos da Disney no mundo) e a uma falta de atrações criadas para atrair especificamente o mercado chinês, responsável por quase metade dos visitantes.

Mas o quadro reverteu a partir de 2012: foi a primeira vez que o parque apresentou lucro e, de lá para cá, o lucro só aumenta e aumenta. A Disneylândia de Hong Kong, pertencente em sua maior parte ao governo da cidade, vem aumentando o número e a qualidade de suas atrações, para competir com o rival local, o Ocean Park.

Enfim, vamos mostrar um pouquinho do que há por lá. O parque é dividido em sete áreas: Main Street (famosa rua do Parque Magic Kingdom em Orlando – USA), Grizzly Gulch, Mystic Point, Adventureland, Toy Story Land, Fantasyland e Tomorrowland. Em todas elas há horários os quais permitem tirar fotos com os personagens da Walt Disney.

   

  

MAIN STREET

É nessa parte do parque onde acontece o chamado Flights of Fantasy Parade, que é o desfile diário dos personagens da Disney (por volta das 15h30).

É nessa parte também que ocorre diariamente à queima de fogos próximo ao Castelo da Bela Adormecida (Sleeping Beauty Castle), no final da Main Street (por volta das 21h).

Vários outros espetáculos são apresentados na Main Street durante eventos especiais, tipo Natal, Ano Novo Chinês, entre outros.

Várias lojas com produtos da Disney, bem como restaurantes, estão nessa área.


ADVENTURELAND

Nesta área está a Árvore do Tarzan (Tarzan’s Treehouse), podendo fazer uma travessia pelo rio simulando uma selva. Achei muito legal, podendo ver réplicas de elefantes, zebras, rinocerontes, tribos selvagens, gorilas (Jungle River Cruise). Vale muito à pena.

Existe também o Festival do Rei Leão apresentado no teatro (Theater in the Wild), rico em cores e músicas inspiradas na animação da Disney.



GRIZZLY GULCH

Esta área traz um pouquinho do Velho Oeste dos filmes de cowboy. Delegacias, minas de minérios desativadas, bares, etc. Há dois lugares bastante freqüentados: o primeiro mais infantil, que seria uma área que simula gêiseres ativos jorrando água para todos os lados e com um espaço de tiroteio (com espingardas que lançam água); já o segundo, que é uma montanha russa que passa pelas minas de minério e carvão (com algumas aventuras mais para adolescentes e adultos).

MYSTIC POINT

Área recém construída, mas que também encanta pelas esculturas e ilusões de ótica que dão um tom místico ao espaço. Dentre as opções, está o Mystic Manor, que é um passeio de carrossel por um espaço cheio de ilusões em 3D; e o Garden of Wonders, que é um jardim com diversas antiguidades arqueológicas que simulam ilusões inacreditáveis.


TOY STORE LAND

Espaço baseado nas estórias dos brinquedos e desenhos animados do Toy Story. Dentre os brinquedos estão: parque que simulam soldados caindo de pára-quedas, o RC Racer (uma montanha russa em forma de U, com idas e vindas radicais - pena que dura muito pouco tempo), entre outros.




FANTASYLAND

Este é o espaço que mais possui atrações a serem vistas. A maioria principalmente para crianças, como o Carrossel da Cinderela e do Elefante Dumbo, uma visita ao Castelo da Bela Adormecida, a gruta da Branca de Neve e dos Sete Anões, entre outros.

Para crianças, adolescentes e adultos nesta área estão o musical com os personagens da Turma do Mickey e o cinema em 4D com os personagens de Walt Disney.

 


TOMORROWLAND

Área com brinquedos e parques relacionados ao espaço sideral. Pode-se encontrar nela uma montanha russa num ambiente totalmente escuro (para mim, o melhor brinquedo do parque - e mesmo assim, nem é tão radical), há simuladores de vôo e também possibilidade de rodar ao redor do parque com carros elétricos.



Se você vai a HONG KONG, este deverá ser uma das suas opções de roteiro turístico. Apesar de ser o menor dentre os parques temáticos da Disney, super recomendo.





Abaixo está o mapa das linhas de metrô de Hong Kong e existe uma estação exclusiva para a Disneyland Resort (destacado em cor de rosa). Até os vagões do metrô já virão personalizados e você notará de longe o clima da Disney.



Não percam as dicas de transportes em Hong Kong no próximo post. É possível pagar uma taxa única e rodar praticamente tudo de metrô, trem ou ônibus sem pagar mais nada.

No próximo post contarei também um pouco sobre os demais pontos turísticos de HONG KONG. Até mais !!!

sábado, 9 de agosto de 2014

BULGÁRIA: Sofia, Uma Cidade Cheia de Histórias

Apesar da Bulgária ser um dos países mais pobres do leste europeu, ou sob outro aspecto, do que restou do ex-império soviético, decidi começar minha viagem pela Europa justamente por esse país não muito explorado pelo turismo. Para começar, fugi um pouco do turismo tradicional das principais capitais europeias e busquei entender um pouco da história desse país, inclusive seu apoio à Alemanha e sua participação no trágico movimento nazista de extermínio dos judeus, sob comando do Adolf Hitler (uma parte citada nesse post e a outra, em breve aqui neste blog).

Os paralelepípedos amarelos estão presentes por todo o centro de Sofia

Com relação à religião de sua população, a grande maioria búlgara é cristã ortodoxa e por este motivo existem inúmeras igrejas espalhadas pelo país. O islamismo é a segunda religião mais praticada (cerca de 12% da população), sendo assim, algumas mesquitas também podem ser encontradas.

A seguir, você poderá conhecer mais alguns dos famosos pontos turísticos de Sofia:

CATEDRAL ALEXANDER NEVSKY

Esta catedral foi batizada com o nome Santo Alexander Nevsky, que foi um czar russo que salvou a Rússia de invadir tropas suecas em 1240. Esse é o principal ponto turístico de Sofia e a cada ano recebe milhares e milhares de turistas em seu interior.

Baseada no antigo modelo arquitetônico russo, ela possuía a cúpula maior dentre as catedrais ortodoxas da época e foi declarada patrimônio da humanidade pela UNESCO no ano de 1997. A seguir, algumas fotos da catedral sob diferentes ângulos:



MESQUITA BANYA-BASHI

A Mesquita Banya-Bashi foi desenhada pelo mesmo arquiteto da MESQUITA AZUL de Istambul. Tem um diâmetro de 15 metros e o edifício é o único remanescente na Bulgária que tem uma cúpula sobre uma base cúbica.

Agora é a principal mesquita de Sofia. Antes ela fazia parte de um recinto maior, que incluía banhos públicos, o que originou seu nome.

A Mesquita chama os fiéis à oração todos os dias com um alto-falante, assim como nas demais no Oriente Médio e boa parte do mundo. Entretanto, foi tomada uma decisão a poucos anos de reduzir o volume, uma vez que incomodava as pessoas que vivem na vizinhança.

  
IGREJA RUSSA DE SÃO NICOLAU

A Igreja Russa de São Nicolau é uma pequena igreja no centro de Sofia, perto da Catedral Alexander Nevsky, que mostra relações fortes com os russos que esta cidade teve.

Com suas cúpulas douradas em formato de cebola (modelo adotado na Rússia para evitar a concentração de neve sobre suas cúpulas), ela foi construída entre 1912 e 1914. Embora nunca tenha sido canonizado, São Nicolau é venerado por muitos búlgaros como um santo.


IGREJA ORTODOXA SVETI SEDMOCHISLENITSI

Ela foi criada por meio da conversão de uma mesquita otomana abandonada. A Igreja tem o nome dos Santos Metódio e Cirilo (criador do alfabeto cirílico) e seus cinco discípulos, conhecidos na Igreja Ortodoxa coletivamente como Sedmochislenitsi.


SINAGOGA SOFIA

A maior sinagoga do sudeste europeu e terceira maior da Europa foi construída no centro da cidade de Sofia, perto do Mercado Municipal Central. O prédio é uma réplica menor da Sinagoga Sefardita em Viena, que foi destruída durante a Segunda Guerra Mundial.

Um museu com toda a história dos judeus na Bulgária pode ser encontrado no interior do edifício da sinagoga, intitulado Museu Judaico de História (aberto a visitação pública). No local existe uma exposição permanente dedicada ao salvamento dos judeus búlgaros durante a Segunda Guerra Mundial.


 CURIOSIDADES:

A Bulgária foi um dos países aliados à Alemanha nazista e ocupou e administrou a Sérvia, Macedônia e Grécia no período da Segunda Grande Guerra Mundial. Apesar de ter negado durante décadas, o Parlamento búlgaro admitiu em 2013 ser responsável pelo extermínio de 11.343 judeus, os quais foram deportados do norte da Grécia e da Iugoslávia em 1943.

Apesar de comandar a deportação dos judeus dos países sob seu domínio para os campos de concentração, a Bulgária conseguiu salvar seus 48.000 judeus (foi a única aliada nazista que conseguiu este feito de evitar o extermínio de seu povo judeu).

Quando trens de mercadorias estavam prontos para realizar a deportação de judeus búlgaros em direção aos campos de extermínio nazistas na Polônia, o parlamento búlgaro iniciou um protesto público, conseguindo em seguida apoio de entes da igreja cristã ortodoxa, membros do partido comunista e intelectuais, culminando no adiamento da deportação. A cada novo pedido de deportação dos judeus, o mesmo era adiado, até que um dia a guerra acabou e os judeus búlgaros findaram não sendo exterminados.


Não percam meus próximos posts. Fui visitar os campos de concentração na Polônia e em breve postarei fotos e fatos históricos do local onde milhares de judeus foram exterminados em crematórios e câmaras de gás (um dos casos trágicos mais famosos do mundo - o Holocausto).

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

BULGÁRIA: Um tour pela capital, SOFIA

A República da Bulgária é um país dos Bálcãs, limitado a norte pela Romênia, a sul pela Turquia e pela Grécia, a leste pelo Mar Negro e a oeste pela Macedônia e pela Sérvia. Sua capital é Sófia, a cidade que visitei nesta minha trip pela Europa.

Sua bandeira foi adotada em 16 de Abril 1879 e consiste de três listas horizontais iguais de cores branca (na parte superior), verde (no centro) e vermelha (na parte inferior). As cores branca e vermelha foram derivadas da bandeira da Rússia que foi usada durante a Guerra Russo-Turca em 1878. O verde significa o desenvolvimento da Bulgária no campo da agricultura após a sua independência (o verde substituiu o azul da bandeira russa).


Os brasileiros e cidadãos da União Européia não precisam de visto para visitas de até 90 dias a cada 6 meses, bastando o passaporte válido. O idioma falado no país é o búlgaro, uma língua próxima do idioma russo e sérvio, e que também utiliza o alfabeto cirílico, inventado por monges búlgaros. Fora o búlgaro, os idiomas mais utilizados são o alemão e o russo, enquanto o uso do inglês ainda cresce muito lentamente entre os mais jovens. 

Durante três dias, eu visitei Sofia, a cidade que é a capital, o centro financeiro e coração da Bulgária. Durante o dia, turismo cultural. Já durante a noite ... melhor deixar para um novo post mais adiante (.k). Vamos começar pelos seguintes pontos turísticos e suas histórias.

IGREJA SVETA NEDELYA
  
Construída no final do século 19, esta igreja foi reconstruída no local de várias outras igrejas menores da época medieval. As madeiras utilizadas nessa igreja foram esculpidas especialmente e remontam ao ano de 1865; enquanto os murais e vitrais foram adicionados em 1976.

Em 1925 grande parte foi destruída devido uma explosão a bomba na tentativa de assassinato do Tsar Boris III, em que mais de 200 pessoas foram mortas, embora o Tsar ter sobrevivido. Sabe o porquê ele não morreu? Segundo dizem, ele chegou atrasado ao local e, com isso, salvou-se.


IGREJA DE SÃO JORGE - ROTUNDA

A Igreja de São Jorge (Saint George Church - Rotunda) é o mais velho monumento de Sofia e é também um dos templos cristãos mais antigos da Península Balcânica. No século XVI, ela foi transformada em mesquita pelos turcos.


A igreja homenageia São Jorge, o patrono do Exército búlgaro, cujo dia é comemorado em 6 de maio.

Reza a lenda que quem for a esta igreja, acender uma vela e fizer o sinal da cruz será abençoado para o resto da vida. ENTÃO SEREI !! Ainda mais que eu tenho a imagem de São Jorge tatuado no corpo PRA SEMPRE.



ESTÁTUA DE SANTA SOFIA

A Estátua de Santa Sofia foi erguida no centro comercial da cidade em 2001, substituindo o monumento de Lenin, que foi retirado do local na época das mudanças democráticas na Bulgária. Ela é feita de cobre e bronze e possui os símbolos de poder (representado pela coroa), de fama (pela coroa de flores) e de sabedoria (pela coruja)

Essa estátua substituiu o monumento de Lenin (“presidente" da União Soviética), que foi retirado do mesmo local no momento das mudanças democráticas. Ela possui oito metros de altura, foi feita de cobre e bronze pelo escultor Georgi Chapkanov e fica em um pedestal de 16 metros de altura.


Após instalação, houve movimentos religiosos contrários devido à estátua ser considerada erótica (pois mostrava suas formas e curvas femininas), uma vez que se referia à Santa Sofia (um ente considerado puro e religioso).

CATEDRAL DE SÃO JOSÉ

A Catedral de São José (Saint Joseph Cathedral) é uma catedral católica romana em Sofia e é a maior catedral católica na Bulgária, possuindo 350 assentos e podendo acomodar até 1.000 fiéis. Ela possui 23 metros de comprimento e no lado direito da entrada pode ser encontrado o ícone da Misericórdia de Deus com a seguinte inscrição: "Jesus, eu confio em ti" (Jesus, I trust in Thee).


Na lateral da Catedral de São José tem uma estátua do Papa João XXIII, que foi consagrada em 2002 pelo Papa João Paulo II durante sua visita.


SAINT PETKA OF THE SADDLERS / SVETA PETKA SAMARDZHIISKA CHURCH

A Igreja pitoresca de SAINT PETKA foi construída durante o domínio otomano (o que explica por que é abaixo do nível do solo e muito simples em seu exterior) e não existe luz natural no interior. Dizem que o herói búlgaro Vassil Levski foi enterrado na Igreja de St. PETKA depois que foi enforcado pelos governantes otomanos, embora não haja nenhuma prova de que os seus restos mortais se encontram lá.


A igreja de SAINT PETKA OF THE SADDLERS também é conhecida como Igreja de SAINT PETKA SAMARDZHIISKA, pois Samardzhiiska origina de uma palavra búlgara que referia aos artesãos de couro que tiveram seus mercados nas proximidades e apoiaram a igreja.



Não percam os próximos posts sobre SOFIA. A principal atração turística deixei para escrever depois com mais detalhes. Até mais !!!