Visualizações da página

Menu

sábado, 31 de maio de 2014

CHIPRE: O Santuário de Apollo Hylates em Limassol

Kourion era uma antiga cidade em Chipre, que estava situada nas margens ao sul da ilha. Hoje o local faz parte do território ultramarino britânico de Akrotiri e Dhekelia em Limassol, mas é mantido e administrado pela República de Chipre de acordo com o Tratado de Fundação (esse tratado, dentre outros aspectos, autoriza a Inglaterra manter dentro de Chipre bases militares e soberania sobre as áreas das mesmas). Próximo às essas bases está o Santuário de Apollo de Hylates.

O Santuário de Apollo Hylates é um monumento antigo dedicado ao Deus de Apolo que foi pensado para ser o protetor dos Kourion. Durante os tempos antigos, o Santuário foi um dos centros religiosos mais importantes em Chipre. Apollo era adorado como Hylates, deus dos bosques.






O santuário está localizado a cerca de 2,5 km a oeste da antiga cidade rural de Kourion, em Limassol, e foi um dos locais de Chipre por onde passaram São Barnabé e São Paulo.



Nesse mesmo local do santuário é possível ver as casas públicas de banhos da época. Só não me perguntem como eram os banhos nesses locais: se eram cada uma das pessoas sentadas nos “mini-tronos”, ou se neles ficavam suportados os baldes com água. Isso será meu dever de casa, pois desde minha viagem ao Líbano e Turquia que tenho esse mesmo tipo de dúvida.



CURIOSIDADES:

Barnabé era natural de Chipre, onde possuía terras que vendeu, doando o dinheiro para a igreja em Jerusalém. Quando Paulo (o posteriormente conhecido São Paulo) regressou a Jerusalém, depois de sua conversão, Barnabé o levou até os apóstolos.

Barnabé e Paulo seguiram de leste a oeste por Chipre (que na época o país ainda não tinha esse nome) e para eles foi importante, pois puderam evangelizar e conhecer nas diferentes cidades os diferentes cultos que aí eram prestados.

Para quem pouco ouviu falar de Barnabé, ele foi um dos primeiros profetas, era filho de pais judeus e sua tia era mãe de João Marcos (amplamente reconhecido como o autor do Evangelho de Marcos).

Mas se Barnabé foi um apóstolo ou não, até então ainda existem dúvidas por partes de uns, apesar da certeza por parte de outros religiosos. Uma coisa é fato: ele está listado entre os setenta Discípulos e é considerado como santo e apóstolo, tanto pela Igreja Católica como pelas Igrejas Ortodoxas (que por sinal o dia de Santo Barnabé é comemorado em 11 de Junho).


Quadro com imagem de São Paulo e São Barnabé

NO PRÓXIMO POST, MAIS UM POUQUINHO DE LIMASSOL !!!

sexta-feira, 30 de maio de 2014

CHIPRE: Um Paraíso no Mar Mediterrâneo

Desta vez o país que visitei é uma ilha situada no Mar Mediterrâneo. O país é também membro da União Europeia (UE) e um terço da ilha (norte da ilha) foi ocupada pela Turquia em 1974, que então institui a República Turca de Chipre do Norte, MAS nunca foi reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Segundo as leis internacionais, a República do Chipre é um país independente e sua capital Nicosia é a ÚLTIMA CAPITAL dividida por um muro em todo o mundo (depois da queda do Muro de Berlim, na Alemanha). 

Bandeira da República do Chipre
Bandeira da República Turca do Chipre do Norte
A ilha de Chipre tem relevo predominantemente montanhoso. Seus portos principais são as cidades de Limassol e Famagusta. O país tem mineração de cobre e pirita (a pirita é o sulfeto mineral mais comum, podendo ser encontrado em qualquer parte do mundo), porém sua indústria é pouco desenvolvida. Dentre os produtos agrícolas mais importantes estão as frutas cítricas.

Quanto à religião, a maioria da população de Chipre é cristã. Esta fé seguida por pouco mais de 70% dos cipriotas (nome que se dá à pessoa natural do Chipre).



Chipre possui uma grande movimentação de turistas durante o período de verão, quando o sol é intenso. A noite também é bastante agitada com vários bares, que por sinal fiquei fascinado. Por exemplo, se fosse para eu resumir o que seriam as baladas de Ayia Napa (sul do distrito de Famagusta), eu diria que são um mix de Mikonos, Ibiza, Cancun e Bahia (claro que em proporções bem menores).

Suas praias são lindíssimas, similares às ilhas gregas. Existem passeios de barco pelo Mediterrâneo, sendo um especial num barco em formato do Nemo (peixe famoso dos cartoons). Como país mediterrâneo que é, não poderia deixar de ter um bom vinho (devido clima e solo propício para o cultivo de uvas), sem esquecer os maravilhosos azeites e os famosos queijos halloumi.



A língua oficial do Chipre é o grego e, na parte norte devido à ocupação da Turquia, o turco. Porém, devido a grande influência e ocupação inglesa no país durante 1878 até 1954 (período em que o Chipre foi colônia inglesa) praticamente todos os habitantes, de jovens a adultos, falam inglês britânico.

Aguardem os próximos posts. Mostrarei um pouco das praias, pontos turísticos e baladas de Ayia Napa (sul do distrito de Famagusta), Limassol e Paphos. CONTINUE APRECIANDO CHIPRE SEM MODERAÇÃO !!!