Visualizações da página

Menu

quinta-feira, 26 de junho de 2014

CHIPRE: A Bela Paróquia de São Paulo em Paphos

Com a invasão dos otomanos (turcos) em 1570 no norte da República do Chipre, a predominância católica chegou ao fim e muitas igrejas latinas foram destruídas ou transformadas em mesquitas (como são chamados os templos muçulmanos).


Entretanto, através de acordos especiais, a Igreja Ayia Kyriaki Chrysopolitissa foi construída no século XVI d.C. no local de uma pequena igreja que foi destruída por um terremoto. Cerca de um século após a sua construção, ela se tornou a Catedral Bizantina de Kato Paphos.

    

Essa igreja é muitas vezes conhecida por Igreja do Pilar de São Paulo, devido possuir uma coluna romana/pilar (foto acima) na qual a tradição afirma ter sido o local onde São Paulo foi amarrado e chicoteado por 39 vezes.

Embora não seja lembrado por muitos, segundo a tradição católica, São Pedro e São Paulo são homenageados no mesmo dia: 29 de junho. São Paulo ficou conhecido por ter sido um dos escritores mais influentes dos textos do Novo Testamento. Ele exerceu grande influência na disseminação do pensamento cristão e também do Evangelho de Jesus.

A seguir, vejam algumas das fotos do interior dessa paróquia / igreja / catedral (diversas formas como as pessoas a intitulam):

          

          

          


CURIOSIDADES:

São Paulo e São Barnabé visitaram Chipre em 45 d.C. (conforme registro no Atos 13 versículos 5-12) e converteram o pro-cônsul romano Sérgio Paulo, tornando-o o primeiro governante cristão. Isso também resultou num considerado grande marco para a história do país, quando Chipre reconhecia ser o primeiro país cristão do mundo. Mas esse conceito durou pouco, tendo em vista que a Armênia (menor das repúblicas da extinta União Soviética) foi oficialmente a primeira nação a adotar o cristianismo como religião no mundo.

Atualmente o Brasil é o país com o maior número de católicos no mundo.Veja a seguir os dados do último censo realizado em 2010.

sábado, 7 de junho de 2014

CHIPRE: Paphos, Suas Histórias e Belezas Naturais

Paphos (ou Pafos) é uma cidade portuária no sudoeste da ilha de Chipre e também a capital do distrito homônimo. Uma cidadezinha aconchegante e com uma pequena corniche cheia de restaurantes e lojas de artesanatos e lembranças relacionadas à cultura local. Paphos abriga hoje várias opções turísticas, dentre elas o sítio arqueológico Kato Paphos, o Túmulo dos Reis, a Rocha de Afrodite, a Basílica de São Paulo, dentre outras.

Paphos foi a capital do Chipre no tempo das civilizações grega e romana e também um importante centro de peregrinação do antigo mundo grego, aproveitando assim a constante movimentação de pessoas no local.

  
O TÚMULO DOS REIS

Os Túmulos dos Reis estão situados em Paphos e são semelhantes aos túmulos encontrados na cidade egípcia chamada Alexandria, uma das mais importantes do mundo antigo. Os túmulos foram escavados nas próprias rochas, possuem diversos pilares em formatos greco-romanos e eram utilizados para sepultar os ditos “reis” (na verdade eram os oficiais de alto escalão do governo, além de pessoas influentes e importantes da época).

Apesar do nome, de fato elas não eram “reis”. Os túmulos foram feitos sem ajuda de aparatos tecnológicos numa época que datava o século IV A.C.

Entretanto, quem não gosta de visitar e conhecer histórias das ruínas antigas e medievais aconselho nem passar por perto, pois poderá não achar interessante. Possivelmente definiria lá como um "não passa de monte de pedras e buracos".   



A ROCHA DE AFRODITE

A Rocha de Afrodite está localizada na região turística e se refere a dois elevados no alto das rochas, que são cercadas pelas águas do mar Mediterrâneo. De fato é um lugar perfeito para os amantes da fotografia. É um lugar que ficará na memória para o resto da vida. Dificilmente você encontrará lugares com belas paisagens naturais como neste local em Paphos.

Esse local ganhou fama devido à história do surgimento de Afrodite, uma deusa da Mitologia Grega (a deusa do amor, da beleza e do sexo) e que corresponde à deusa Vênus da Mitologia Romana.

As fotos falarão por si só. Um paraíso à disposição dos que passarem por Paphos, no Chipre.




CURIOSIDADES:

A deusa Afrodite nasceu na ilha de Chipre, entretanto há duas versões para a história do seu nascimento, a saber:

- segundo a forma mais convencional, Afrodite era filha de Zeus (deus dos deuses) e Dione (deusa das ninfas) – versão de Homero; e


- segundo a forma mais incomum, após Cronos (deus do tempo e do universo) cortar os órgãos genitais de Urano (seu pai e primeiro deus do universo) e jogá-los ao mar, formou-se em torno desses órgãos uma espuma branca como se fosse uma fecundação, que se misturando ao mar deu origem a Afrodite – versão de Hesíodo.

Ainda segundo a mitologia, Afrodite casou-se com o deus do fogo, Hefesto. Porém, teve inúmeros amantes, tanto deuses como homens mortais, sendo que, decorrente de suas aventuras, foram gerados vários filhos.



A partir desse meu pequeno relato, vou mencionar a origem de algumas palavras que até hoje utilizamos no nosso dia-a-dia:

AFRODISÍACO - Esta palavra está relacionada com Afrodite, a deusa do amor e do sexo. Nas festas em homenagem a Afrodite, quem a representavam eram consideradas prostitutas sagradas e havia um ritual de adoração à deusa com estímulos sexuais. Desta forma, as festas eram consideradas “afrodisíacas”, dando origem a esse termo.

Por isso que os itens que "ajudam" no amor são chamados de afrodisíacos. Existem alguns casos que não existem comprovação cientifica, a exemplo do guaraná e da catuaba. Como essas duas frutas são cientificamente comprovadas como energéticas e aumentam o desempenham nas atividades mentais e físicas (e o sexo também é uma atividade física - e eu também diria que mental), as pessoas associaram tais frutas como estimulantes sexuais.

HERMAFRODITA - Com o amante Hermes (o deus mensageiro), Afrodite gerou o deus Hermafrodito (nome derivado da mistura dos nomes dos pais), que tinha os órgãos sexuais de ambos os gêneros. Desta forma, utilizamos até hoje o termo hermafrodita para intitular o ser que possui os órgãos genitais dos dois sexos (normalmente isso ocorre devido a má formação embrionária).
 
Hermafrodito, filho de Hermes e Afrodite
PRIAPISMO - Com o amante Dionísio (o deus do prazer, das festas e do vinho), Afrodite teve o filho Príapo, o deus da fertilidade, que tinha como característica um pênis longo e ereto. Derivado do nome de Príapo, a condição médica, associada ou não a um estímulo sexual, no qual o pênis fica ereto e não retorna ao seu estado flácido natural, recebeu o nome de o priapismo. Esse distúrbio poderá permanecer por mais de 4 horas e até causar a impotência sexual definitiva.

Príapo, o deus da fertilidade

No próximo post, mais um pouquinho sobre a cidade de Paphos: suas histórias e religião.  

terça-feira, 3 de junho de 2014

CHIPRE: Sítio Arqueológico de Kourion em Limassol

Para quem gosta de apreciar arte, história, natureza e um local rico em sítios arqueológico, Kourion em Limassol é o local certo.

Sem dúvida um tour por Limassol não seria completo sem uma visita ao sítio arqueológico Ancient Kourion. Fácil de chegar (apesar de ter contratado um motorista particular para otimizar o tempo do tour) e tem muita coisa para se ver. Se quiser aproveitar de fato cada canto deste local, sugiro vir com tempo para apreciar tudo: os mosaicos preservados, colunas, casas de banhos, além de um impressionante anfiteatro com vista encantadora para o mar da Praia de Kourion.



As escavações continuam a revelar impressionantes tesouros nessa região. Além do anfiteatro, agora restaurado e utilizado para apresentações musicais e teatrais ao ar livre e com capacidade para até 2000 pessoas, pode-se encontrar pisos de mosaico requintados das antigas moradias dos “reis”.  

Foram encontrados também uma basílica cristã primitiva, que provavelmente foi a Catedral de Kourion e que possuía um batistério; a Câmara dos Eustolios, composta por um complexo de banhos e um número de quartos com excelentes pisos de mosaico; a Casa de Aquiles e a Casa dos Gladiadores, também se destacam pelos belos pisos de mosaico.



Enfim, o sítio arqueológico Ancient Kourion é um local que recomendo e, caso vá durante o dia e no verão, segue uma dica importante: leve protetor solar e água! APRECIE CHIPRE SEM MODERAÇÃO !!!



CURIOSIDADES:

Em julho de 2012, Chipre assumiu durante 06 meses a presidência rotativa da União Européia (UE) e uma reunião com os representantes dos países-membros se deu justamente no anfiteatro de Kourion. Outros eventos marcaram o local, como a gravação ao vivo de um CD e DVD de uma famosa banda de hard-rock chamada Iced Earth (nome do álbum duplo: Live In Ancient Kourion). Várias apresentações teatrais e de danças ao ar livre continuam acontecendo