Visualizações da página

Menu

quinta-feira, 26 de junho de 2014

CHIPRE: A Bela Paróquia de São Paulo em Paphos

Com a invasão dos otomanos (turcos) em 1570 no norte da República do Chipre, a predominância católica chegou ao fim e muitas igrejas latinas foram destruídas ou transformadas em mesquitas (como são chamados os templos muçulmanos).


Entretanto, através de acordos especiais, a Igreja Ayia Kyriaki Chrysopolitissa foi construída no século XVI d.C. no local de uma pequena igreja que foi destruída por um terremoto. Cerca de um século após a sua construção, ela se tornou a Catedral Bizantina de Kato Paphos.

    

Essa igreja é muitas vezes conhecida por Igreja do Pilar de São Paulo, devido possuir uma coluna romana/pilar (foto acima) na qual a tradição afirma ter sido o local onde São Paulo foi amarrado e chicoteado por 39 vezes.

Embora não seja lembrado por muitos, segundo a tradição católica, São Pedro e São Paulo são homenageados no mesmo dia: 29 de junho. São Paulo ficou conhecido por ter sido um dos escritores mais influentes dos textos do Novo Testamento. Ele exerceu grande influência na disseminação do pensamento cristão e também do Evangelho de Jesus.

A seguir, vejam algumas das fotos do interior dessa paróquia / igreja / catedral (diversas formas como as pessoas a intitulam):

          

          

          


CURIOSIDADES:

São Paulo e São Barnabé visitaram Chipre em 45 d.C. (conforme registro no Atos 13 versículos 5-12) e converteram o pro-cônsul romano Sérgio Paulo, tornando-o o primeiro governante cristão. Isso também resultou num considerado grande marco para a história do país, quando Chipre reconhecia ser o primeiro país cristão do mundo. Mas esse conceito durou pouco, tendo em vista que a Armênia (menor das repúblicas da extinta União Soviética) foi oficialmente a primeira nação a adotar o cristianismo como religião no mundo.

Atualmente o Brasil é o país com o maior número de católicos no mundo.Veja a seguir os dados do último censo realizado em 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário