Visualizações da página

Menu

sábado, 14 de novembro de 2015

DUBAI: BURJ KHALIFA no Guinness – Vários Recordes

Sobre essa nova série de posts no meu blog sobre Dubai, falarei de tudo que o governo está fazendo para manter Dubai não somente na mídia, mas também no famoso livro dos recordes mundiais (Guinness Book). Começarei pelo maior detentor dos recordes em Dubai: o edifício BURJ KHALIFA.

Durante todo o período de construção (aproximadamente 06 anos), o Burj (que quer dizer “torre” em árabe) foi conhecido como Burj Dubai. Entretanto, no momento do discurso de inauguração, seu nome foi trocado para Burj Khalifa (homenageando o Sheikh Khalifa bin Zayed Al-Nayhan de Abu Dhabi, afinal ele emprestou alguns bilhões de dólares para amenizar a crise financeira de Dubai em 2008 e parte desse montante foi utilizado na construção do “Burjão” - chamo assim pois já estou íntimo .kk). Homenagem mais que justa ao Sheikh.


Com 828 metros de altura (ou seja, um prédio medindo quase um quilômetro), o Burj Khalifa detém diversos recordes mundiais, dentre eles:

- Edifício mais alto do mundo.
- Edifício com mais andares no mundo. São 158 no total.
- Maior distância percorrida por um elevador no mundo.
- Elevador mais rápido do mundo. Atinge a velocidade de 64 km/h.
- Restaurante mais alto do mundo. Localizado no 122º andar.
- Boate mais alta do mundo. Localizada no 144º andar.
- Piscina mais alta do mundo. Localizada no 76º andar.
- Observatório ao ar livre mais alto do mundo. Localizado no 124º andar.
- Mesquita mais alta do mundo. Localizada no 158º andar.
- Primeiro edifício mais alto do mundo que inclui residências.
- Entre outros prêmios vinculados a ele.

Pôr-do-sol no Burj
Vista do observatório mais alto do mundo 
(acima e abaixo) 

O Burj Khalifa abriga 1.044 apartamentos residenciais, o primeiro Hotel Armani do mundo, com 160 apartamentos e diárias caríssimas (pelo menos para meu bolso), aproximadamente 50 andares de escritórios e centros comerciais, restaurantes, uma mesquita e, além de áreas de entretenimento e lazer, espaços verdes e alamedas para pessoas.  

CURIOSIDADES:

A consistência do concreto utilizado na construção foi criada especificamente para que pudesse resistir às milhares de toneladas de peso e às altas temperaturas durante o verão, que podem ultrapassar os 52°C. Para combater este problema com a consistência durante os meses do verão, na preparação do concreto foi adicionado gelo à mistura, assim o concreto seria refrigerado de forma uniforme, evitando secar muito rapidamente e assim quebrar. Além do concreto, foram utilizadas 32 mil toneladas de vergalhões de ferro

A sustentabilidade também foi uma das preocupações da equipe que projetou o edifício, com o reaproveitamento de água condensada, que dá para encher aproximadamente 20 piscinas olímpicas por ano.


A grandiosidade é tanta que, a partir do topo do edifício, é possível enxergar até mesmo países vizinhos aos Emirados Árabes Unidos, tais como o Irã e Omã. E ele pode ser visto também há quase 100km de distância.

A construção contou aproximados 12 mil operário de 100 nacionalidades diferentes em sua construção (acho que daria um novo recorde).

Uma outra curiosidade é que a diferença de temperatura entre o solo e o topo pode variar em até 8°C. 

Comparação com os maiores prédios do mundo:




Se você gostou desse post, CURTA, COMPARTILHE, COMENTE !!! Vem muito mais por aí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário